sábado, 7 de dezembro de 2019

Itapicuru e o problema do transporte escolar - Maria Eduarda

Segue abaixo o Artigo de Opinião escrito pela aluna Maria Eduarda do 3.º ano AV do Colégio Estadual ACM de Itapicuru/BA.
As oficinas foram realizadas em sala pelo professor Evaí Oliveira (o autor deste blogue).

ITAPICURU E O PROBLEMA DO TRANSPORTE ESCOLAR


A cidade em que vivo é chamada Itapicuru, um município tranquilo que tem muito o que melhorar. A água é uma das riquezas, o balneário [termal], o casarão antigo [do Barão de Jeremoabo], a quadrilha [do município] que representa as tradições do sertão, bem conhecida pelas pessoas [da região]. 

O transporte coletivo é um problema que os estudantes da zona rural enfrentam para estudar na sede do município, [pois] com a falta de ônibus, esses alunos não vão à escola e perdem as aulas e deixam de realizar as atividades feitas no colégio durante o período das aulas e isso atrapalha o desenvolvimento dos alunos e o rendimento escolar.
O ônibus não passa por ter apresentado algum problema e não há outro na garagem para prestar socorro ao motorista que fica na estrada tentando resolver o problema, perdendo tempo, e quando conserta, chega atrasado no colégio, algumas vezes por falta de combustível e por questões de trajeto.
Dessa forma, os alunos não vão ao colégio devido aos problemas mencionados acima, sendo prejudicados quantos aos assuntos, às explicações e atividades realizadas na sala de aula, como perder apresentações de trabalhos, palestras e participação de projetos e eventos da escola.
Na minha opinião, o gestor municipal deve investir mais nos transportes adquirindo ônibus novos, garantir a segurança e qualidade dos antigos veículos, realizando revisões e manutenção para garantir o bom estado para o transporte de alunos e os vereadores e alunos prejudicados  cobrarem a assistência adequada e fazerem valer os seus direitos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário