Publicado em 2001, o livro Bazar do Folclore, de Ricardo Azevedo, faz parte da coleção Literatura em Minha Casa, sendo o volume 5, Tradições Populares.
A obra apresenta histórias folclóricas, falando do Saci, do Lobisomem, da Iara. Há versos populares, como o seguinte: “Um surdo disse que ouviu / Um pobre mudo dizer / Que um cego tinha visto / Um aleijado correr”.
A obra inclui a brincadeira com as palavras da língua do pê, que consiste em separar as sílabas das palavras e as repetir trocando cada consoante pela letra p. Como exemplo, a palavra “você” na língua do pê ficaria “vopocepê”. Estava lendo o Reinações de Narizinho e há uma cena em que a turminha se comunica pela língua do pê, considerando que é uma brincadeira popular entre as crianças.
Quem não gosta dos desafios dos trava-línguas? Vamos tentar um!
“Um sapo dentro do saco / O saco com um sapo dentro / O sapo batendo papo / O papo cheio de vento”
Dentre as receitas culinárias, estão o quindim, a cocadinha, o bolinho de chuva e as expressões populares contam com a conversa mole para boi dormir e a famosa dor de cotovelo.
Outros capítulos da obra tratam das adivinhações rimadas, ditados populares, ou provérbios, como “Coice de égua não faz mal a cavalo” e “Para baixo todo santo ajuda”.
É um ótimo livro para se ter acesso a alguns elementos da cultura popular.
Enfim, eis a minha indicação desta semana.
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário