sábado, 6 de junho de 2020

Leitura Já! Quatro Mitos Brasileiros (Monica Stahel)


SEMANA 23 – Quatro Mitos Brasileiros (Monica Stahel)
Acervo pessoal


Quatro Mitos Brasileiros foi escrito por Monica Stahel e publicado em 2003. É o volume 5 (Tradição Popular) da coleção Literatura em Minha Casa. A obra conta quatro histórias populares: Mãe-d’água, Boitatá, Boto e Botija.

De acordo com as descrições do livro, a Mãe-d’água também é chamada de Iara, é a protetora das águas. Algumas lendas a apresentam como serpente, mas a mais conhecida é como forma de sereia, metade mulher e metade peixe.

O Boitatá é um dos protetores das matas e é descrito como uma cobra enorme que solta fogo pelos olhos. O Boto é apresentado como um rapaz que foi transformado no animal, que protege os navegadores. Já a botija é descrita como um pote de barro em que se colocavam dinheiro e escondiam sob a terra para proteger de roubos.

Nesse livro, cada capítulo é dividido em quatro partes: Eu vi relata uma história presenciada pelo escritor, Eu li apresenta a pesquisa sobre o mito, Eu Ouvi relata uma história que o autor ouviu e Será que deixa uma dúvida ou reflexão sobre a história relatada.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário